sábado, 14 de agosto de 2010

OPINIÃO DE COMASSETTO SOBRE O DESENVOLVIMENTO REGIONAL

O Desenvolvimento Territorial é a combinação de políticas governamentais com iniciativas de desenvolvimento na participação da sociedade e setores da produção de uma determinada região. O Desenvolvimento Territorial apoia-se na formação de uma rede de atores trabalhando para a valorização de atributos de uma certa região. O Território é a unidade que melhor dimensiona os laços de proximidade entre pessoas, grupos sociais e instituições que podem ser mobilizadas e convertidas em um potencial importante para o estabelecimento de iniciativas voltadas para o desenvolvimento.
Entendemos que o desenvolvimento e as conquistas de uma região virão através de uma agenda de prioridades elaboradas na região. É preciso trabalhar a partir da regionalização do orçamento e uma estratégia de desenvolvimento das regiões para torná-las mais competitivas.
Como Deputado Federal, assumo o compromisso de atuar no apoio ao desenvolvimento regional para que cada região de SC tenha a competência necessária para definir, implementar, controlar, coordenar, supervisionar e acompanhar as ações de desenvolvimento econômico, social e tecnológico de atividades produtivas adequadas a sua realidade.
Na Câmara Federal vou propor e defender projetos que promovam o desenvolvimento e reduzam os desequilíbrios regionais. É preciso fortalecer a matriz produtiva já existente, mas atrair de maneira adequada novos investimentos de acordo com o potencial da região. Como Deputado Federal, vou atuar para elaborar e aprovar projetos que ampliem os recursos disponíveis para investimentos e qualificação da mão de obra.
De modo específico, para o desenvolvimento regional também defendemos:
 Projetos que assegurem a sustentabilidade socioeconômica e ambiental dos sistemas de produção adotados em cada região;
 Fortalecimento das micro e pequenas empresas com crédito subsidiado;
 Estruturação da logística de transporte em SC com a duplicação da BR 282, reativação da Ferrovia do Contestado e implantação da Ferrovia da Integração;
 Repasse aos municípios de parcela das receitas oriundas das contribuições fiscais dos estados e do governo federal.
Por fim, defendemos as políticas de apoio à educação, à saúde, ao acesso à água em quantidade e qualidade, ao saneamento e à segurança e à valorização do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário